Seguro Garantia

Seguro Garantia

O seguro que garante o cumprimento de seus contratos.

Num mundo cada vez mais globalizado, buscar a redução de custos é uma questão de estratégia competitiva. E, quando o assunto são garantias para licitações públicas e garantias para contratos de construção, fornecimento de bens e prestação de serviços, o Seguro Garantia apresenta enormes vantagens se comparado com as tradicionais cartas de fiança bancária.


Este seguro tem a finalidade de garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo tomador junto ao segurado, conforme estabelecido na apólice. É um produto substituto à fiança bancária.


A Rubi Seguros está à sua total disposição para lhe orientar e lhe ajudar a encontrar a melhor solução de Seguro Garantia para sua empresa.

CONTRATADO (TOMADOR):


Assume junto ao segurado o cumprimento das obrigações contratuais, conforme as obrigações especificadas.


SEGURADO:


É quem contrata a construção da obra, o fornecimento de produto ou a prestação de serviço e, sendo assim, é o beneficiário da apólice. Ele poderá também ser a Receita Federal, representada ou não por quaisquer secretarias governamentais.

SEGURADORA:


Garante ao segurado o pagamento de indenização pelo não cumprimento do contrato.


SEGURADO:


É quem contrata a construção da obra, o fornecimento de produto ou a prestação de serviço e, sendo assim, é o beneficiário da apólice. Ele poderá também ser a Receita Federal, representada ou não por quaisquer secretarias governamentais.

Adiantamento de Pagamento

Garante que os valores recebidos a título de adiantamento nos contratos sejam destinados para a execução imediata do objeto contratual, ou seja, a realização da etapa prevista, até sua conclusão.

Retenção de Pagamento

Possibilita a substituição de retenções sobre as faturas de pagamento previstas no contrato principal, garantindo o adimplemento das obrigações assumidas pelo tomador.

Executante

Garante o cumprimento de todas as obrigações assumidas no contrato para construção, fornecimento ou prestação de serviços, protegendo o segurado contra o risco de inadimplência do tomador.

Licitante

Garante que, nas licitações públicas ou privadas, o tomador mantenha sua proposta e assine o contrato nas condições apresentadas e dentro do prazo estabelecido no edital.

Modalidades

Completion Blond

Este vínculo é normalmente exigido por investidores ou instituições financeiras (bancos) que investem recursos para o desenvolvimento e / ou construção de projetos. Garante a implementação de um projeto dentro do prazo e de acordo com as especificações estabelecidas no contrato a ser assinado, e de acordo com o Contrato de Financiamento.

Imobiliária

Garante a execução das obras na construção de edificações residenciais e comerciais, bem como a entrega do imóvel, nas condições fixadas em contrato.

Manutenção Corretiva / Perfeito funcionamento

Garante a indenização por prejuízos decorrentes da inexecução, dentro do prazo acordado, das ações corretivas necessárias para a correção da disfunção ocorrida por responsabilidade exclusiva do tomador.

Administrativo de Créditos Tributários

Atesta a veracidade dos créditos tributários informados pelo tomador no DCA – Demonstrativo de Créditos Acumulados, em processos administrativos no âmbito Federal, Estadual ou Municipal.

Compra e venda de energia

É usado para contratos de compra e venda de energia. Ela garante ao vendedor (segurado) que a empresa de compra de energia (principal) vai homenagear a obrigação de pagamento da fatura.

Financeira

Garante uma obrigação de pagamento, ou seja, que o principal pagará uma certa dívida ao segurado, da maneira acordada.

Aduaneira

Garante à Receita Federal o pagamento dos impostos de importação (suspensos por inclusão do tomador em Regime Aduaneiro Especial), caso o tomador descumpra as condições que lhe permitiram o benefício da referida suspensão.

Trabalhista e Previdenciária

Garante ao segurado o pagamento dos prejuízos que venha a sofrer em virtude do descumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias de responsabilidade do tomador, oriundas do contrato firmado entre ambos.

Judicial

Civil, Execução Fiscal e parcelamento administrativo fiscal: Substitui o Depósito Judicial. Garante o pagamento do valor da condenação (ou do valor fixado através de acordo), durante o andamento do processo judicial.

Aluguel Fiança Locatícia

Garante ao locador o pagamento dos aluguéis, encargos vencidos e não pagos pelo inquilino, eventuais danos ao imóvel, e ainda, multas contratuais por rescisão, antes mesmo da decretação do despejo, ou seja, durante o andamento da ação judicial.

Concessões

Garante que o tomador vai cumprir todas as obrigações assumidas no contrato de concessão para exploração de um serviço ou bem público.

Benefícios

Conheça os benefícios para empresa tomadora:


Linha de crédito específico para seguro;

Maior certeza da conclusão de um projeto;

Menor custo final da mercadoria ou serviço;

Contra garantia única, abrangendo todas as apólices emitidas;>

Custos acessíveis e normalmente mais barato que fiança bancária;

Avaliação prévia da capacidade técnica e financeira da empresa contratada (tomador);

Maior eficácia na resolução de eventuais divergências entre contratante (segurado) e contratado (tomador).

Permite a otimização das linhas de crédito bancária e evita a imobilização de recursos para caução em dinheiro.


Como funciona?

A contratação do Seguro Garantia é simples e rápida. Veja abaixo quais os documentos são necessários:

Documentos:

Demonstrações financeiras dos 03 últimos exercícios (balanço, DRE e balancete recente);

Estatuto/Contrato Social + as últimas alterações (atas AGE/AGO);

Ata de eleição da atual diretoria;

Contratos em carteira (back log): em execução ou a executar;

Preenchimentos:

Preenchimento da ficha cadastral fornecida pelas seguradoras;

Preenchimento da ficha cadastral de acionistas (se o acionista for pessoa física a mesma documentação solicitada ao tomador deve ser enviada);

Institucional:

Apresentação institucional;

Expectativa de demanda para os próximos meses, se houver;

Outros:

Outros documentos poderão ser solicitados caso a caso.